Programa Líderes da Aprendizagem

Construindo Políticas
Educacionais Coerentes

O que é o Programa Líderes da Aprendizagem?

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um importante passo na educação brasileira. Garantir que o Brasil possua um direcionamento e clareza sobre o que os alunos de suas redes devem desenvolver é chave para a construção de um país desenvolvido e com políticas educacionais coerentes.

No entanto, somente a aprovação da Base não é suficiente para assegurar uma educação de qualidade. É importante garantir sua implementação por meio de políticas públicas alinhadas no dia a dia das secretarias de educação de todo o Brasil. Por essa razão, a Fundação Lemann tem atuado de forma sistemática com a comunidade educacional e estados e municípios visando à garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Além de todas as ações construídas para a aprovação da BNCC, a implementação dela também é tratada como prioridade e em 2018 o Vetor Brasil se uniu a este esforço, apoiando a alocação de profissionais em todos os estados brasileiros através dos Programas Trainee de Gestão Pública e, posteriormente, Residência em Gestão Pública. O objetivo foi apoiar as equipes operacionais nas primeiras etapas de implementação da BNCC e ao mesmo tempo desenvolver estes profissionais em início de carreira, potencializando suas trajetórias no Setor Público.

Agora, o objetivo é valorizar as lideranças e os profissionais que estão nos estados brasileiros. Para isso, selecionaremos 30 profissionais públicos de secretarias estaduais de educação para participarem de um programa de desenvolvimento. Nele, os selecionados terão acesso a uma trilha formativa com referências em desenvolvimento profissional e na área de educação. Nosso objetivo é preparar lideranças educacionais nas redes de ensino para que assumam desafios ainda maiores e possam conduzir transformações que visem a coerência e alinhamento das políticas educacionais à BNCC.

Inscrições prorrogadas

Finalize a sua inscrição até 16 de agosto (11:59 da manhã)

Contamos com sua inscrição!

Quem pode participar

Você:

  • É profissional de uma secretaria estadual de Educação?
  • Trabalha com a área pedagógica ou diretamente com o currículo e a BNCC?
  • Tem pelo menos dois anos de experiência profissional em educação?
  • Tem intenção de continuar trabalhando na sua Secretaria pelos próximos dois anos?

Se você respondeu sim para todas as perguntas acima, então está apto para se inscrever para o Líderes da Aprendizagem!

O processo é simples. Primeiro, organize um time de dois ou três profissionais públicos que atuam com políticas educacionais no governo do seu estado. Com o seu time formado, cada um dos integrantes precisa se inscrever individualmente e indicar no formulário o CPF dos outros participantes. Lembre-se apenas que uma das pessoas do time precisa realizar gestão de equipes, ok?

O que VOCÊ APRENDERÁ

O Programa Líderes da Aprendizagem – Construindo Políticas Educacionais Coerentes contará com uma trilha de formação e um programa de tutoria especializado para cada participante.

Nesse programa, você terá acesso a conteúdos aprofundados e desenhados para a realidade dos estados participantes. Cobriremos os seguintes eixos formativos:

Gestão de Políticas Pedagógicas alinhadas à BNCC

Competências comportamentais

Gestão de projetos e pessoas

A tutoria especializada será um dos principais diferenciais do programa. Cada participante contará com sessões quinzenais focadas em potencializar a aplicação prática dos aprendizados. Os tutores são profissionais com histórico qualificado de atuação na gestão de políticas educacionais e com muito talento para apoiá-lo! Nosso objetivo é um olhar focado no desenvolvimento de cada pessoa, permitindo que ela extraia o máximo dessa oportunidade.

Inscrições

As inscrições são 100% online e gratuitas.

As inscrições são 100% online e gratuitas. Para se inscrever, clique aqui.

Lembre-se: para poder participar você precisará montar um time de dois ou três profissionais do governo do seu estado que atuem com políticas educacionais de caráter pedagógico (currículo, avaliação, formação, recursos didáticos). A avaliação será individual e os times com as melhores médias serão aprovados.

Para saber mais sobre o processo seletivo, acesse o Guia de Participação.

Ao final do programa você receberá um certificado da sua participação, desde que cumpra 75% de frequência nos encontros e na tutoria e tenha entregado os desafios formativos.

Qualquer dúvida ou informação, acesse o nosso Perguntas Frequentes ou envie sua pergunta para [email protected]

Perguntas frequentes

Sou profissional público em um governo municipal, posso participar?

Não, o programa é voltado para profissionais de governos estaduais.

Não trabalho com educação, mas gostei muito da temática. Posso participar?

Não, o programa tem o objetivo de fomentar e desenvolver profissionais que já estejam atuando em políticas pedagógicas e com Currículo/BNCC em estados brasileiros.

Eu gostaria de me inscrever individualmente, posso prosseguir com a inscrição?

Não, o programa foi desenhado para permitir uma maior integração entre os participantes. Por isso, pedimos que as inscrições sejam feitas em duplas ou trios.

Qual é o nível de senioridade esperado para o programa?

Buscamos apoiar profissionais com média e alta senioridade e que ocupam posições de relevância nas secretarias. Entretanto, isso será considerado no conjunto das equipes, não sendo estritamente necessário que todos os membros tenham média ou alta senioridade. Por isso, pedimos que ao menos um dos integrantes realize gestão de pessoas na secretaria.

Trabalho em setores não diretamente relacionados com políticas educacionais de caráter pedagógico (ex. infraestrutura, jurídico). Posso me inscrever?

Não, o programa foi desenhado com um conteúdo formativo voltado a profissionais em áreas que implementem políticas educacionais de viés pedagógico (currículo, avaliação, formação, recursos didáticos).

Qual a dedicação semanal esperada ao programa?

O programa é enxuto, mas com um grau relevante de intensidade. Assim, é esperada a dedicação de aproximadamente 6 horas semanais à formação e outras atividades previstas.

Qual o calendário do programa?

O Líderes da Aprendizagem terá início em setembro de 2021 e se estenderá até janeiro de 2021, com duração total de 5 meses.

Quais são as contrapartidas dos participantes e da rede?

Além da dedicação prevista e assiduidade na participação, é esperada a pactuação com os gestores das secretarias de liberação para participação no programa. Além disso, caso haja um encerramento presencial, os participantes e as redes se comprometem a viabilizar a participação dos selecionados.

Qual é o formato da formação?

A formação será realizada de maneira síncrona por meio da plataforma Zoom, com exposições e atividades mão na massa. Uma pequena parte será ofertada de maneira assíncrona.

Quais são os critérios de conclusão?

Para concluir o programa, o selecionado deve participar de ao menos 75% das formações e sessões de tutoria, além de entregar os desafios correspondentes.

Apoio:

contato

Qualquer dúvida ou informação, acesse o nosso Perguntas Frequentes ou envie sua pergunta para [email protected]

2021 © Feito com por BC Marketing