Aporte metodológico

Apoiamos organizações que desejam fortalecer o governo por meio da gestão de pessoas

Nos últimos anos, um número crescente de fundações e institutos tem desenvolvido projetos para apoiar a modernização da gestão pública. Em 2019, o Vetor Brasil passou a contribuir com organizações que investem no fortalecimento da gestão de pessoas nos governos. Atuamos como parceiro especialista apoiando a realização de processos de atração, pré-seleção e desenvolvimento de pessoas em programas fomentados por fundações e institutos.

ENTRE EM CONTATO

O Vetor Brasil como parceiro especialista

Quando atuamos como parceiro especialista, nosso compromisso é fortalecer as iniciativas do terceiro setor que contribuem para aperfeiçoar a gestão pública. Isto é, nestes casos estabelecemos parcerias com outras organizações da sociedade civil (principalmente fundações e institutos) - e não diretamente com os governos. A participação do Vetor Brasil nestes projetos se dá através do aporte de metodologia e conhecimento especializado. Contribuímos estritamente para a modernização das práticas de gestão de pessoas, sem avançar em outros temas relevantes como a reforma administrativa, desenvolvimento de tecnologia, consultoria estratégica, modernização de compras públicas, entre outros.

Nossa atuação se adequa a diferentes modelos de governança, a depender das características de cada projeto e dos objetivos da organização parceira. O escopo de nosso trabalho pode incluir diversas atividades, como o planejamento das etapas de atração e pré-seleção, avaliação de participantes - incluindo a gestão de avaliadoras, acompanhamento e orientação das atividades desenvolvidas pelas equipes do governo, e formação em gestão por competências de profissionais das áreas de recursos humanos da administração pública.

A atuação do Vetor Brasil

Em projetos de apoio especializado e aporte de metodologia, assumimos a função de parceiro especialista das fundações e institutos - e nesses casos estas organizações formalizam o trabalho junto aos governos, por meio da assinatura de Acordos de Cooperação Técnica. As fundações e os institutos são responsáveis pela execução das parcerias. Para isso, podem executar as atividades diretamente ou trabalhar com organizações especializadas, como o Vetor Brasil.

Resumo do modelo de governança em projetos de apoio especializado:

*As fundações e institutos também podem realizar atividades de atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais públicos, diretamente ou por meio de outros parceiros especialistas.

A parceria do Vetor Brasil com a Aliança

Por iniciativa do Instituto Humanize, da Fundação Brava, da Fundação Lemann e do Instituto República, em 2018 nasceu a Aliança, uma parceria formada por organizações do terceiro setor com o objetivo de somar esforços e recursos em prol da melhoria da gestão de pessoas no setor público. A Aliança vem colaborando com governos para realizar iniciativas e experiências de melhoria do RH público – investindo na produção de conhecimento, construção de consensos, mobilização política para o tema, além da constituição de parcerias com órgãos públicos para a implementação de novos modelos de gestão de lideranças no governo. 

Em 2019, o Vetor Brasil estabeleceu uma parceria com a Aliança para contribuir com o aporte de metodologias de atração e pré-seleção de lideranças para os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, por meio dos programas Transforma Minas, Qualifica RS e Líderes Públicos, respectivamente. Desde então, fornecemos apoio especializado à implementação destes projetos executados pela Aliança e liderados pelos governos. Vale destacar que a Aliança conta com o apoio de diferentes parceiros para a execução de ações nestes e em outros governos (como no Ceará, em Pernambuco, em Sergipe, no Pará e no Paraná, por exemplo).

Nestes projetos, com intermediação da Aliança, desenvolvemos insumos para melhorar a capacidade dos governos em realizar processos seletivos com base em avaliação de competências, oferecendo suporte metodológico a profissionais públicos e contribuindo para a realização de diferentes etapas dos processos de atração e pré-seleção.

A adoção das metodologias que recomendamos não é obrigatória e cabe exclusivamente aos governos decidir sobre a sua implementação. Da mesma forma, não há obrigação legal que vincule a escolha de candidatos aos processos de pré-seleção que apoiamos. A nomeação de cargos de livre provimento é uma prerrogativa do poder público que não pode nem deve ser delegada. Acreditamos que os processos de seleção com base em competências contribuem com a tomada de decisão do governo - sem substituí-la.

Os projetos

O que são: iniciativas de atração, pré-seleção e desenvolvimento de profissionais de alto desempenho; apoiadas pela Aliança com aporte de metodologia do Vetor Brasil

Papel do Vetor Brasil: planejamento e apoio à execução das diferentes etapas dos processos seletivos (que podem variar em cada caso, com atividades de assessment, atração, certificação e pré-seleção de candidatos) e realização de capacitações em gestão por competências para os servidores das unidades de recursos humanos.

Transforma Minas

Governo do Estado de Minas Gerais

 

O programa na mídia: Revista Veja. Texto publicado em 09/03/19. 

Fundamentação legal: Confira o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aliança e o Governo de Minas Gerais.

SAIBA MAIS

Qualifica RS

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

O programa na mídia: Jornal GaúchaZH. Texto publicado em 25/02/2019.

Fundamentação legal: Confira o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aliança e o Governo do Rio Grande do Sul.

SAIBA MAIS

Líderes Públicos

Governo do Estado 
de São Paulo

 

O programa na mídia: Jornal Folha de São Paulo. Texto publicado em 03/04/2019. 

Fundamentação legal: Confira o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aliança e o Governo de São Paulo

SAIBA MAIS