Cases Estaduais

Apoiamos organizações que desejam fortalecer o governo por meio da gestão de pessoas

Nos últimos anos, um número crescente de fundações e institutos tem desenvolvido projetos para apoiar a modernização da gestão pública. Em 2019, o Vetor Brasil contribuiu com organizações que investem no fortalecimento da gestão de pessoas nos governos. Atuamos como parceiro especialista apoiando a realização de processos de atração, pré-seleção e desenvolvimento de pessoas em programas fomentados por fundações e institutos

O Vetor Brasil como parceiro especialista

Ao atuar como parceiro especialista, nosso compromisso foi fortalecer as iniciativas do terceiro setor que contribuem para aperfeiçoar a gestão pública. Isto é, nestes casos estabelecemos parcerias com outras organizações da sociedade civil (principalmente fundações e institutos) – e não diretamente com os governos.]

Nossa atuação se adequou a diferentes modelos de governança, a depender das características de cada projeto e dos objetivos da organização parceira. O escopo de nosso trabalho incluiu diversas atividades, como o planejamento das etapas de atração e pré-seleção, avaliação de participantes – incluindo a gestão de avaliadoras, acompanhamento e orientação das atividades desenvolvidas pelas equipes do governo, e formação em gestão por competências de profissionais das áreas de recursos humanos da administração pública.

Resumo de modelo de governança de apoio especializado

Parceria Aliança

Por iniciativa do Instituto Humanize, da Fundação Brava, da Fundação Lemann e do Instituto República, em 2018 nasceu a Aliança, uma parceria formada por organizações do terceiro setor com o objetivo de somar esforços e recursos em prol da melhoria da gestão de pessoas no setor público. A Aliança vem colaborando com governos para realizar iniciativas e experiências de melhoria do RH público – investindo na produção de conhecimento, construção de consensos, mobilização política para o tema, além da constituição de parcerias com órgãos públicos para a implementação de novos modelos de gestão de lideranças no governo.

Em 2019, o Vetor Brasil estabeleceu uma parceria com a Aliança para contribuir com o aporte de metodologias de atração e pré-seleção de lideranças para os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, por meio dos programas Transforma Minas, Qualifica RS e Líderes Públicos, respectivamente. Fornecemos apoio especializado à implementação destes projetos executados pela Aliança e liderados pelos governos. Vale destacar que a Aliança conta com o apoio de diferentes parceiros para a execução de ações nesses e em outros governos.

A Aliança para contribuir com o aporte de metodologias de atração e pré-seleção de lideranças para os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, por meio dos programas Transforma Minas, Qualifica RS e Líderes Públicos, respectivamente. Fornecemos apoio especializado à implementação destes projetos executados pela Aliança e liderados pelos governos.

Vale destacar que a Aliança contou com o apoio de parceiros diferentes, não o Vetor Brasil, para a execução de ações em certos governos, como por exemplo, no Ceará, em Pernambuco, em Sergipe, no Pará e no Paraná .

A adoção das metodologias que recomendamos não é obrigatória e cabe exclusivamente aos governos decidir sobre a sua implementação. Da mesma forma, não há obrigação legal que vincule a escolha de candidatos aos processos de pré-seleção que apoiamos. A nomeação de cargos de livre provimento é uma prerrogativa do poder público que não pode nem deve ser delegada. Acreditamos que os processos de seleção com base em competências contribuem com a tomada de decisão do governo - sem substituí-la.

Os projetos:

Programa
Transforma Minas

(Minas Gerais)

Atuação do Vetor Brasil: Atração e seleção de lideranças; transferência de conhecimento.

Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aliança e o Governo de Minas Gerais.

23 posições estratégicas com execução completa do Vetor Brasil (entre elas, o Corregedor-Geral do Estado e o Subsecretário de Receita Estadual, além de outros subsecretários, superintendentes, diretores e assessores em oito secretarias/órgãos)

43 Superintendentes Regionais de Educação com execução majoritária do Vetor Brasil e apoio do governo.

50+ posições com execução majoritária do governo e apoio do Vetor Brasil na revisão dos materiais e feedbacks.

Transferência de conhecimento em Seleção por Competências (totalizando 40 horas de formação para 36 servidores).

SITE OFICIAL DO GOVERNO

Programa Qualifica RS

(Rio Grande do Sul)

Atuação do Vetor Brasil: Atração e seleção de lideranças; transferência de conhecimento.

Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aliança e o Governo do Rio Grande do Sul.

Três posições estratégicas (Subsecretário de Gestão Pessoas, Diretor de Recursos Humanos e Coordenador da Escola de Governo) com execução completa do Vetor Brasil. Recrutamento de abrangência nacional, 3.000 candidatos.

30 Coordenadores Regionais de Educação com execução completa do Vetor Brasil e apoio do governo.

Transferência de conhecimento em Seleção por Competências (totalizando 40 horas de formação para 20 servidores).

SITE OFICIAL DO GOVERNO

Projeto Líderes Públicos

(São Paulo)

Atuação do Vetor Brasil: Avaliação de funcionários; seleção de liderança

Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aliança e o Governo de São Paulo.

Assessment de 91 Dirigentes Regionais de Educação.

Pré-seleção de 34 Dirigentes Regionais de Educação para nova gestão (priorizadas a partir do assessment) com execução completa do Vetor Brasil.

Transferência de conhecimento em Seleção por Competências (totalizando 28 horas de formação para 50 profissionais).

SITE OFICIAL DO GOVERNO