Por iniciativa do Instituto Humanize, da Fundação Brava, da Fundação Lemann e do República.org, em 2018 nasceu a Aliança, uma parceria formada por organizações do terceiro setor com o objetivo de somar esforços e recursos em prol da melhoria da gestão de pessoas no setor público. A Aliança vem colaborando com governos para realizar iniciativas e experiências de melhoria do RH público – investindo na produção de conhecimento, construção de consensos, mobilização política para o tema, além da constituição de parcerias com órgãos públicos para a implementação de novos modelos de gestão de lideranças no governo.
Em 2019, o Vetor Brasil estabeleceu uma parceria com a Aliança para contribuir com o aporte de metodologias de atração e pré-seleção de lideranças para os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, por meio dos programas Transforma Minas, Qualifica RS e Líderes Públicos, respectivamente. Fornecemos apoio especializado à implementação destes projetos executados pela Aliança e liderados pelos governos.
Vale destacar que a Aliança contou com o apoio de parceiros diferentes, não o Vetor Brasil, para a execução de ações em certos governos, como por exemplo, no Ceará, em Pernambuco, em Sergipe, no Pará e no Paraná .
A adoção das metodologias que recomendamos não é obrigatória e cabe exclusivamente aos governos decidir sobre a sua implementação. Da mesma forma, não há obrigação legal que vincule a escolha de candidatos e candidatas aos processos de pré-seleção que apoiamos. A nomeação de cargos de livre provimento é uma prerrogativa do poder público que não pode nem deve ser delegada. Acreditamos que os processos de seleção com base em competências contribuem com a tomada de decisão do governo - sem substituí-la.