Participação no Congresso Internacional do CLAD

Estamos presentes nos

principais momentos de

discussão sobre gestão pública

Nosso trabalho é reconhecido por governos, organizações da sociedade civil e também por redes internacionais de gestores públicos e acadêmicos, como é o caso do Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), o principal evento ibero-americano sobre gestão pública.

Conheça o CLAD

XXIV Congresso Internacional do CLAD em Buenos Aires (Argentina) | 2019

Mobilizamos parceiros internacionais para refletir sobre desafios e tendências em gestão de pessoas

Em 2019 o Vetor Brasil coordenou a realização de dois painéis no Congresso do CLAD, destacando temas relevantes para o nosso dia a dia de trabalho: o desafio de atrair, selecionar e desenvolver talento jovem para o serviço público, e a implementação de políticas de diversidade para a composição de equipes de alto desempenho no governo.

O Vetor Brasil tem vocação executiva, mas valorizamos a reflexão crítica sobre os desafios e aprendizados dos nossos programas:

Painel sobre os desafios da gestão de talento jovem no serviço público: acesse o nosso artigo (em português e espanhol) e as apresentações realizadas por parceiros.

Acesse artigo em português

Acesse o artigo em espanhol

Acesse as apresentações

Painel sobre políticas de diversidade nas administrações públicas: acesse nosso artigo e a apresentação realizada por parceiros.

Acesse o artigo em português

Acesse o artigo em espanhol

Acesse o artigo apresentações

XXIII Congresso Internacional do CLAD em Guadalajara (México) | 2018

Referência sobre gestão de pessoas no governo

Em novembro de 2018 nós também estivemos presentes. Joice Toyota, nossa Diretora Executiva, foi convidada a realizar plenária de encerramento do XXIII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) para mais de 1.000 pessoas.

Joice foi a primeira mulher brasileira convidada a desempenhar esta função no Congresso, sendo a primeira representante do Brasil a falar na plenária desde 2012 e a quarta de toda a história do Congresso, depois de profissionais como: o ex-ministro Luiz Carlos Bresser- Pereira e os professores Fernando Abrucio e Paulo Roberto Motta.

Na plenária, Joice apresentou o Vetor Brasil e compartilhou nossa experiência e expertise para apoiar governos na inovação da gestão de pessoas no setor público brasileiro.

 

Para mais informações, acesse:

Plenária CLAD 2018

O artigo na Revista del CLAD  (em espanhol e em português)

Nosso Relato para o JOTA

A cobertura do evento pela Universidad de Guadalajara

 

Sobre o CLAD e o Congresso Internacional

O CLAD, Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento , é uma organização internacional de caráter intergovernamental criada nos anos 70 por governos latino-americanos para disseminar políticas de reforma do Estado em todo o continente.

Atualmente, possui como membros 21 países da América Latina e do Caribe, incluindo também Andorra, Espanha, Portugal e Angola. Trata-se de um centro especializado em temas de cooperação nas áreas de modernização da administração pública.

Nos anos 90, o então ministro de Reforma do Estado do governo FHC, Luiz Carlos Bresser Pereira, mobilizou o CLAD a organizar um encontro de cúpula que pudesse reunir autoridades regionais em temas de gestão pública de toda a América Latina. Foi quando nasceu a primeira edição do Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública, cuja primeira edição foi realizada em 1996, no Brasil, e que a partir de então tornou-se o evento anual mais importante da gestão pública Iberoamericana.

O evento reúne as principais autoridades, organizações e profissionais da academia que abordam o tema da gestão pública dos países membros.

A XXV edição do Congresso Internacional do CLAD será realizada em 2020 em Portugal!
Mais informações em breve.