Eu Sou Vetor

Os desafios e vitórias de um TGP

By 29 de novembro de 2021 dezembro 6th, 2021 No Comments
Luiz Felipe Conceição, Alumni do Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil

Luiz Felipe Conceição é de Niterói/RJ, mestre em Estudos Estratégicos e teve sua experiência de trainee sendo da turma 2018.1. Sua infância não é muito diferente da de outros negros ou negras no Brasil, morou a maior parte da sua vida em lugares pobres, perdeu amigos e pessoas próximas para a violência e não tinha muitas perspectivas. Mas teve apoio dos seus pais para estudar, e teve acesso à uma educação de qualidade.

“Fui o primeiro da minha família a ingressar numa universidade pública, o primeiro a me tornar mestre e foi ao fim do mestrado que tive a oportunidade de me tornar trainee de gestão pública“, conta. “O setor público fez parte da minha vida desde muito cedo. Meu pai foi servidor por mais de 30 anos da Câmara Municipal do Rio e não poucas vezes quando criança passava os dias com ele no trabalho, mas sair de casa, mudar de estado foi muito além do que conseguia imaginar”, explica.

Foi um grande desafio, e Luiz Felipe conta que a gestão pública tem este poder de desafiar todos os dias. A pressão para causar impacto positivamente e cumprir suas expectativas pessoais e dos outros (colegas, gestores, família) é uma constante. “Ou eu evoluía ou surtava e felizmente mais evoluí que surtei“, brinca.

“Evoluí por trabalhar num projeto sensacional que mudou a minha carreira, por reconhecer os desafios e o quão importante é dar o máximo para que projetos e iniciativas que impactam a população saiam do papel”

Para ele, a evolução não parou por aí. “Evoluí também em cada troca e momento (feliz ou triste) com meus amigxs de TGP“, relembra. “Sem falar na compreensão de acolher e olhar com carinho para a diversidade, o que contribuiu muito para o meu ‘perceber-se’ um homem negro em meio à uma sociedade tão desigual e racista como a nossa”, conclui.

O Trainee de Gestão Pública o inseriu em um universo de tecnologia e inovação, onde atuou no Governo do Espírito Santo, e onde permanece até hoje. “O orgulho de ter participado de uma iniciativa de transformação digital que melhorou a forma de trabalho de dezenas de milhares de servidores públicos é impagável. Profissionalmente, a gestão pública ficou para trás, mas segue no meu coração”, conta.

Luiz Felipe explica que optou por seguir novos rumos na sua carreira no setor privado, mas carregando com ele o mesmo propósito de fazer o melhor com o seu trabalho para ajudar as pessoas. “Atualmente sou umas das lideranças de Agile no Globoplay e antes passei pelo Picpay. Continuo conectado à rede do Vetor Brasil da qual nem cogito me distanciar e apoio o programa de mentoria para trainees“, finaliza.


Quer conhecer mais sobre o programa Trainee de Gestão Pública? Acesse https://vetorbrasil.org/seja-trainee/

Leave a Reply