blogCampanhas e Projetos

É possível trabalhar em campanhas eleitorais ainda este ano. Saiba como!

By 29 de junho de 2022 No Comments

Equipe para campanha eleitoral: construa o time da vitória!

Atrás de um candidato sorridente, que faz discursos impactantes e seguros, há sempre uma equipe que planeja e executa todas as suas ações. Nenhum candidato com pretensão de alcançar um mandato realiza sua campanha sozinho, ele está rodeado de bons profissionais.  

Trabalhar na política como as pessoas dizem, ou em campanhas eleitorais, virou a profissão de muitas pessoas, que se especializam, e têm “emprego” garantido temporariamente a cada dois anos. Trata-se do time de campanha eleitoral, que vai desde uma pessoa coordenadora de campanha, à jornalistas, fotógrafos, advogados ou advogadas, contadores, cabos eleitorais, secretárias e muitos outros cargos.

Foto do perfil de val

Val Reis, Jornalista

A Jornalista Val Reis, de Campo Grande no Mato Grosso do Sul,  afirma que é muito desafiador trabalhar em uma campanha política. “Trabalhei nas últimas seis campanhas eleitorais, com vários candidatos e partidos diferentes, desde vereador, senador, prefeito e governador”, conta. “Na última campanha eleitoral, trabalhei com a comunicação de um partido, atuando com todos os candidatos do Estado e foi realmente muita adrenalina”. 

Ela explica que o time da campanha geralmente começa do zero, ou seja, são diversos profissionais, cada um deles responsáveis por questões fundamentais da campanha, que se unem, e juntos planejam e executam todas as ações necessárias para que o candidato tenha sucesso. “A comunicação onde atuei é apenas uma pequena fatia deste time, e mesmo assim é composto por vários cargos, todos muito engajados. Me sinto muito realizada quando vejo um time de campanha em ação, todos remando num mesmo ritmo, com o mesmo objetivo”, finaliza. 


Mas por onde começar a procurar?

 

Foto do perfil de angelica.camargo

Angélica Camargo, coordenadora do projeto

Um caminho para atuar em um time de campanha eleitoral é o Talentos pela Democracia. Desenvolvido pelo Vetor Brasil, é fruto de uma parceria com o Legisla Brasil e o Renova BR, é um banco de talentos com foco na atração de pessoas que querem trabalhar em campanhas eleitorais ainda este ano. É um projeto direcionado a quem deseja causar impacto na transformação de eleições democráticas mais representativas. 

Segundo Angélica Camargo, Coordenadora do Projeto, o Talentos é uma plataforma de atração de pessoas que querem trabalhar em campanhas eleitorais. “É muito simples. Você vai entrar no link e fazer a sua inscrição, depois você vai passar por apenas 3 etapas”, explica. “etapa de inscrição em si, etapa de testes e etapa de conteúdo formativo. Depois, o seu currículo é disponibilizado em um banco de currículos em que as pessoas pré-candidatas ou recrutadores poderão acessar e escolher você para o time”. 


Sobre o Talentos pela Democracia:

O Talentos pela Democracia é um projeto inovador e personalizado para quem deseja causar impacto na transformação e construção de eleições democráticas mais representativas. Além da oportunidade de fazer parte de um banco de talentos para concorrer a vagas em equipes de campanha eleitoral, o participante também poderá ter acesso a conteúdos formativos que incluem temáticas como liderança, gestão de pessoas e diversidade. 

Link para inscrição: https://vetorbrasil.org/talentos-pela-democracia/

 

Leave a Reply