Programa Líderes da Aprendizagem

Construindo Políticas
Educacionais Coerentes

O que é o Programa Líderes da Aprendizagem?

A aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi um importante passo na educação brasileira. Garantir que o Brasil possua um direcionamento e clareza sobre o que os alunos de suas redes devem desenvolver é chave para a construção de um país desenvolvido e com políticas educacionais coerentes.

No entanto, somente a aprovação da Base não é suficiente para assegurar uma educação de qualidade. É importante garantir sua implementação por meio de políticas públicas alinhadas no dia a dia das secretarias de educação de todo o Brasil. Por essa razão, a Fundação Lemann tem atuado de forma sistemática com a comunidade educacional e estados e municípios visando à garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes em sala de aula. Além de todas as ações construídas para a aprovação da BNCC, a implementação dela também é tratada como prioridade e em 2018 o Vetor Brasil se uniu a este esforço, apoiando a alocação de profissionais em todos os estados brasileiros através dos Programas Trainee de Gestão Pública e, posteriormente, Residência em Gestão Pública. O objetivo foi apoiar as equipes operacionais nas primeiras etapas de implementação da BNCC e ao mesmo tempo desenvolver estes profissionais em início de carreira, potencializando suas trajetórias no Setor Público.

Agora, o objetivo é valorizar as lideranças e os profissionais que estão nos estados brasileiros. Para isso, selecionaremos 30 profissionais públicos de secretarias estaduais de educação para participarem de um programa de desenvolvimento. Nele, os selecionados terão acesso a uma trilha formativa com referências em desenvolvimento profissional e na área de educação. Nosso objetivo é preparar lideranças educacionais nas redes de ensino para que assumam desafios ainda maiores e possam conduzir transformações que visem a coerência e alinhamento das políticas educacionais à BNCC.

Quem pode participar

Você:

  • É profissional de uma secretaria estadual de Educação?
  • Trabalha com a área pedagógica ou diretamente com o currículo e a BNCC?
  • Tem pelo menos dois anos de experiência profissional em educação?
  • Tem intenção de continuar trabalhando na sua Secretaria pelos próximos dois anos?

Se você respondeu sim para todas as perguntas acima, então está apto para se inscrever para o Líderes da Aprendizagem!

O processo é simples. Primeiro, organize um time de dois ou três profissionais públicos que atuam com políticas educacionais no governo do seu estado. Com o seu time formado, cada um dos integrantes precisa se inscrever individualmente e indicar no formulário o CPF dos outros participantes. Lembre-se apenas que uma das pessoas do time precisa realizar gestão de equipes, ok?

O que VOCÊ APRENDERÁ

O Programa Líderes da Aprendizagem – Construindo Políticas Educacionais Coerentes contará com uma trilha de formação e um programa de tutoria especializado para cada participante.

Nesse programa, você terá acesso a conteúdos aprofundados e desenhados para a realidade dos estados participantes. Cobriremos os seguintes eixos formativos:

Gestão de Políticas Pedagógicas alinhadas à BNCC

Competências comportamentais

Gestão de projetos e pessoas

A tutoria especializada será um dos principais diferenciais do programa. Cada participante contará com sessões quinzenais focadas em potencializar a aplicação prática dos aprendizados. Os tutores são profissionais com histórico qualificado de atuação na gestão de políticas educacionais e com muito talento para apoiá-lo! Nosso objetivo é um olhar focado no desenvolvimento de cada pessoa, permitindo que ela extraia o máximo dessa oportunidade.

Apoio:

contato

Qualquer dúvida ou informação, acesse o nosso Perguntas Frequentes ou envie sua pergunta para [email protected]

2021 © Feito com por BC Marketing