Artigos

Manifesto do Vetor Brasil em defesa da democracia e contra a violência política e eleitoral

By 5 de agosto de 2022 No Comments

TOLERÂNCIA, PLURALIDADE E DIÁLOGO PARA TRANSFORMAR O BRASIL E OS GOVERNOS A PARTIR DA GESTÃO DAS PESSOAS NO SETOR PÚBLICO

 

O Vetor Brasil, organização da sociedade civil dedicada a transformar governos a partir da gestão de profissionais que atuam no setor público, manifesta aqui o seu compromisso com a defesa da democracia, com os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e com o combate à escalada de violência política e eleitoral. 

O contexto eleitoral deste ano abrange alguns riscos, como intolerância e hostilidades entre grupos antagônicos, retóricas de ameaças e tentativas de deslegitimar o sistema eleitoral, corroendo a capacidade de aceitação das diferenças que caracteriza uma sociedade livre e plural. 

O Vetor Brasil acredita na democracia porque acredita nas pessoas e nos governos – e trabalha pelo fortalecimento da democracia e para melhorar a ação dos governos por meio da gestão de pessoas no setor público. A inspiração aqui é constitucional: a vigência do Estado Democrático de Direito requer governos representativos, instituições respeitadas e eficientes, poderes independentes e harmônicos entre si, eleições livres, pacíficas e seguras.

Um serviço público fortalecido e eficiente é condição para uma democracia madura, afinal é o serviço público o responsável por implementar a agenda de políticos eleitos. Sem um serviço público efetivo, políticos eleitos não conseguem cumprir seus planos e suas ideias, gerando desconfiança na população com a própria democracia.

A democracia importa porque assegura respeito aos direitos humanos fundamentais previstos na Constituição. Porque garante a cidadãs e cidadãos votar livremente. 

 

O Brasil precisa de lideranças e profissionais comprometidos com a entrega dos melhores serviços à sociedade, no mesmo compasso da busca de soluções negociadas e pactuadas entre diferentes orientações ideológicas.

Defender a democracia é defender as pessoas que podem transformar o Brasil para melhor, e a essa tarefa estão convocadas desde já todas as lideranças cívicas, políticas e cidadãs e cidadãos que, como nós, acreditam no país, na democracia e na sua gente.

 

Leave a Reply