Programa de Residência em Gestão Pública do Novotec

Este programa de residência tem como foco a potencialização e expansão do Programa Novotec do Estado de São Paulo. O programa é a primeira parceria do Vetor Brasil via Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, lançado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Fundação Brava e da Fundação Itaú para Educação e Cultura, ambas responsáveis por aportes para execução da pós-graduação dos residentes.  A operacionalização e certificação do curso de pós-graduação lato sensu que compõe o programa é realizada pelo Insper.

Os 18 participantes do Programa de Residência em Gestão Pública do Novotec atuam apoiando 15 Diretorias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo na implementação do Novotec e na expansão de oferta de cursos de ensino médio técnico e profissionalizante, contribuindo para uma educação pública de qualidade e uma preparação robusta para o mercado de trabalho.

Como funciona?

A parceria com a SDE foi firmada em 27/08/2021, conforme publicação no Diário Oficial. O programa terá 15 meses de duração e contará com 420h de formação customizada em Gestão Pública com foco em Novotec – Ensino Médio Técnico e Profissionalizante. 

Políticas públicas – conteúdo básico (320 horas); 

Desenvolvimento de competências socioemocionais (60 horas); 

Conteúdos Específicos de Políticas Educacionais e Novotec (40 horas)

Dentre o corpo docente da residência, participam professores com extensa experiência acadêmica e prática na implementação de políticas públicas, tais como Giovani Rocha, Vera Lucia Tokairim, Marcelo Marchesini e Laura Machado.

O Programa de Residência conta ainda com um Projeto de Tutoria que promove um acompanhamento próximo dos residentes com o objetivo de apoiá-los nos desafios do dia-a-dia e potencializar seu impacto nos governos.

O programa deixará legados importantes para o Novotec no Estado de São Paulo

Desenvolver profissionais no âmbito da gestão pública, em atenção às especificidades do Estado de São Paulo e de cada Diretoria Regional de Ensino, capazes de identificar e priorizar gargalos propondo ações e soluções efetivas e que possam replicar seus conhecimentos fortalecendo o desenvolvimento de servidores locais e da gestão pública local. Para isto, o residente receberá uma formação robusta em aspectos técnicos e comportamentais essenciais para o exercício da função de gestor público, incluindo temas relacionados ao desenvolvimento de liderança.

Deixar um legado de curto, médio e longo prazo para as Diretorias Regionais de Ensino. Ao longo do programa de residência, os residentes atuarão como multiplicadores do conhecimento adquirido em seus locais de atuação, sendo estimulados a realizar sistematização de aprendizados, formações e compartilhamento de boas experiências e práticas. Os residentes serão estimulados a trocas frequentes entre a rede de residentes e gestores públicos, a fim de estabelecer uma conexão de confiança e troca entre si.