Experiências de Impacto

Processo seletivo Prefeitura de Niterói

Realizado em 2017, o processo seletivo simplificado da Prefeitura de Niterói foi uma seleção inovadora de profissionais temporários para atuarem em projetos estratégicos do município. O processo recebeu 4.000 inscrições e selecionou 10 analistas de gestão pública.

Objetivo

O objetivo da prefeitura para a contratação temporária dos profissionais foi complementar o quadro de pessoal para a implementação de três políticas prioritárias: o Plano Niterói Mais Resiliente, o Região Oceânica Pró-Sustentável e o Núcleo de Gestão Estratégica.

O que foi o Processo Seletivo?

O Vetor Brasil selecionou pessoas engajadas com a mudança no setor público brasileiro por meio do Programa Trainee de Gestão Pública. Os candidatos foram avaliados em 6 etapas.

Fundamentação legal: Confira o Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Niterói e o Vetor Brasil.

Assista o vídeo sobre como a Prefeitura de Niterói inovou em seu processo seletivo.

Etapas do processo seletivo:

  1. Prova de testes online
  2. Vídeo de apresentação e perguntas de motivação
  3. Entrevista por competências
  4. Entrevista de caso
  5. Redação e entrevista com gestor governamental
  6. Prova de títulos

Depoimento de quem participou desse Processo Seletivo

Ter sido trainee em Niterói, em uma administração comprometida com o desenvolvimento do país e cheia de oportunidades e desafios foi uma experiência transformadora. Mudou minha visão de Brasil e do serviço público.”

Vinicius Younes Natacci, aprovado como Analista de Gestão Pública, atuou na elaboração da LOA, da LDO, na formulação da legislação para a criação do Fundo dos Royalties de Petróleo, no programa de transferência de renda aos alunos do município.