CASE EM LONDRINA
Um caso referência de
inovação em gestão de
pessoas no setor público
brasileiro.
Pela primeira vez no Brasil, um governo realizou um processo
seletivo profissional e aberto para preencher um cargo
de primeiro escalão em sua gestão – e o Vetor Brasil ajudou
a construir essa história.

Como tudo começou
Em 26 de outubro de 2016, foram abertas as inscrições do processo de seleção pública para Secretária(o) Municipal de Educação de Londrina, com o apoio do Programa Líderes de Gestão Pública do Vetor Brasil.
A partir dessa iniciativa inovadora da Prefeitura de Londrina, nós apoiamos na atração e pré-seleção de profissionais com a motivação e as competências necessárias para a posição.
Por isso, realizamos um processo seletivo customizado, com metodologia própria, que promoveu insumos para a decisão final, feita pelo governo parceiro.
Qual era o perfil buscado
Para a posição, o governo buscava uma pessoa com trajetória consolidada, além de experiência em cargos de liderança e conhecimentos de gestão pública e/ou na área de educação. Além disso, era esperado propósito e motivações pessoais alinhados e outras competências específicas, como: resiliência, orientação para resultados, tomada de decisão, capacidade de engajamento e influência, e capacidade de comunicação.

Como se deu a seleção
Tivemos 129 inscrições, das quais 70 eram de residentes de Londrina. Entre os inscritos, foram identificados profissionais com vasta experiência no setor de Educação, incluindo sete ex-secretários municipais da área, ligados a diferentes partidos políticos.
As etapas do processo seletivo foram as seguintes:
Avaliação da progressão profissional e das experiências das candidatas e dos candidatos em posições de liderança, além das suas motivações para participar do processo seletivo.
2
Entrevistas por competência + estudo de caso
Avaliação das competências apresentadas, sua capacidade analítica e senso de priorização, por meio de simulação de tomada de decisão, no contexto da gestão da Educação.
3
Avaliação integrada de competências e perfil
Avaliação das preferências comportamentais e das habilidades verbais e numéricas, utilizando a ferramenta Talent Q da Korn Ferry, empresa global de recrutamento de executivos.
4
Referências profissionais
Avaliação das experiências profissionais e competências pela ótica de suas gestões diretas.
5
Sabatina com a comunidade educacional de Londrina
Avaliação quanto a experiências com Educação e gestão, conhecimentos dos desafios da Educação em Londrina, bem como de sua capacidade de comunicação.
6
Entrevista com banca avaliadora multidisciplinar
Avaliação das competências e experiências por um painel qualificado
Quem foi selecionada para a posição
Maria Tereza Paschoal de Moraes é professora do ensino básico e advogada, tendo atuado de 2000 a 2012 em sala de aula. Foi Secretária Municipal de Educação de Ourinhos de 2013 até março de 2016. Durante sua gestão, o IDEB municipal passou de 5,3 para 6,4, e a fila de espera por vagas em creche, que era de 1.054 crianças, foi reduzida em cerca de 85%.
É pós-graduada em Liderança e Gestão Pública pelo CLP/Harvard e é líder RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade). Também possui formação como intérprete de Libras (Língua Brasileira dos Sinais). Foi escolhida pelo prefeito eleito para assumir a Secretaria Municipal de Educação de Londrina em 2017 e aceitou o convite tão logo foi informada
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam euismod risus eget porttitor laoreet. Aliquam dictum elit sit amet consectetur pulvinar."
- Maria Tereza
Destaques do processo
Finalistas do Programa tiveram a oportunidade de ser consideradas e considerados para outras posições dentro da gestão municipal. Um caso notável foi o da Coordenadora Pedagógica Rosana Daliner Acosta Marchese, servidora de carreira da Secretaria Municipal de Educação de Londrina havia mais de 14 anos. Ela obteve ótimo desempenho no processo de pré-seleção, embora não tenha sido selecionada pela Banca Avaliadora para compor a lista de nomes enviada ao prefeito.
Graças à sua performance,, Rosana foi escolhida pela nova Secretária, Maria Tereza, para assumir uma posição de destaque dentro do órgão, passando a liderar uma de suas três grandes áreas, a Assessoria Administrativa. Também foi convidada a integrar o Programa Líderes de Gestão Pública, demonstrando que o processo foi capaz não só de atrair excelentes profissionais de outras regiões do Brasil, mas também identificar talentos dentro da própria estrutura da Educação Pública de Londrina.