Experiências de Impacto

Programa de

Residência em Gestão Pública

Iniciativa inovadora do Programa Trainee de Gestão Pública que desenvolvemos para aliar a experiência prática da atuação profissional no setor público com uma formação acadêmica no formato de uma pós-graduação lato sensu em gestão pública, certificada por uma Instituição de Ensino Superior credenciada.

Como funciona:

O modelo foi pensado para ser análogo à residência dos cursos de medicina, onde estudantes têm a oportunidade de aprender na prática os conteúdos passados em sala de aula. Os residentes cursam os módulos previstos pelo programa do curso ao mesmo tempo em que atuam junto aos órgãos públicos em temáticas relacionadas com sua formação, cumprindo uma carga horária prática obrigatória no formato de estágio de pós-graduação de 40 horas semanais, durante os períodos em que não têm aulas.

Os profissionais são participantes do Programa Trainee de Gestão Pública, principal programa do Vetor Brasil para seleção de pessoas para trabalharem no setor público brasileiro.

O que é o Programa Residência em Gestão Pública?

O Programa de Residência em Gestão Pública é construído em torno de desafios públicos específicos para permitir trilhas de formações personalizadas para o contexto de cada tema, potencializando a atuação e os aprendizados dos residentes.

As turmas possuem entre 30 e 100 participantes e podem ser compostas por Trainees de Gestão Pública e também profissionais públicos já atuantes nos governos.

Os Programas de Residência podem ser contratados diretamente pelo governo via Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) ou patrocinado por Fundações e Institutos interessados em apoiar a implementação de políticas públicas nos governos do país

Por que o Programa de Residência em Gestão Pública é tão inovador?

O Programa promove uma preparação diferenciada para os residentes a partir da vivência prática dos desafios diários da administração pública em conjunto com uma formação completa em competências técnicas e comportamentais. Com isso, a consolidação de uma rede engajada de profissionais com formação robusta na temática do projeto e experiência prática permite que os governos criem, ano a ano, um contingente de lideranças para ocupar posições de média e alta gerência no futuro.

Programa de Residência em Gestão Pública com Foco em Educação

Esta residência tem foco em educação e foi lançada em parceria com a Fundação Lemann e Instituto Sonho Grande. A operacionalização e certificação do curso de pós-graduação lato sensu que compõe o programa é realizada pelo Instituto Singularidades.

Os 30 participantes do Programa de Residência em Gestão Pública com Foco em Educação atuam apoiando governos de 26 estados do Brasil na implementação da Base Nacional Comum Curricular e do Ensino Médio em Tempo Integral, contribuindo para uma educação pública de qualidade.

Como funcionou?

O Programa teve início em maio de 2020 e conta com 360 horas de aulas síncronas divididas em 5 grandes áreas de conhecimento:

  • Políticas públicas – conteúdo básico (64 horas); 
  • Políticas educacionais (120 horas); 
  • Políticas educacionais específicas: EMTI e BNCC (56 horas);
  • Dados e gestão de projetos (56 horas); 
  • Competências para o século XXI (64 horas).

Dentre o corpo docente da residência, participam professores com extensa experiência acadêmica e prática na implementação de políticas públicas, tais como Cleuza Repulho, Cibele Franzese, Kiki Mori e Raph Gomes Alves.

O Programa de Residência conta ainda com um Projeto de Tutoria que promove um acompanhamento próximo dos residentes com o objetivo de apoiá-los nos desafios do dia-a-dia e potencializar seu impacto nos governos.

Devido à crise do Covid-19, essa residência inicialmente planejada para acontecer de forma semipresencial, foi totalmente remodelada pelo Vetor Brasil para o modelo online. Tanto os módulos de formação quanto o trabalho desenvolvido pelos Trainees de Gestão Pública estão acontecendo de forma remota até que seja possível planejarmos atividades presenciais.