Seja Trainee de Gestão Pública

A oportunidade que você

procura para se desenvolver

e transformar o país

Se você já é profissional público ou quer ser, tem vontade de gerar impacto em escala através do setor público e procura grandes desafios, aqui é o seu lugar!

COMUNICADOS OFICIAIS

O que é o Programa Trainee
de Gestão Pública

Pioneiro no país, o programa atrai, pré-seleciona e desenvolve pessoas para compor equipes de alto desempenho no setor público brasileiro e também potencializa profissionais que já atuam no setor público. O programa tem duração de um ano após aprovação no processo seletivo e participantes têm a oportunidade de integrar uma rede de profissionais que estão trabalhando em projetos transformadores em todas as regiões do país.

Para quem é indicado

(Trilha 1) Destinada àqueles que já trabalham no governo. Para se inscrever, é preciso:

- Já atuar como profissional público no executivo brasileiro. Não há restrição quanto ao regime de contratação. O programa é destinado a servidores de carreira, cargos em comissão, entre outros;

- Atuar na gestão pública e/ou formulação de políticas públicas em qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo da Administração Direta ou Indireta da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, Ministério Público ou Tribunais de Contas. Não há restrição quanto à área de atuação. O programa é destinado a quem trabalha em áreas fim, como educação, saúde e segurança, mas também áreas meio, como planejamento e gestão. O profissional deve atuar com gestão pública e não na execução direta dos serviços, como professores, médicos e policiais.

- Ter mais de 18 anos. Não há restrição quanto a idade máxima, mas recomendamos o programa para profissionais que estejam no início de suas carreiras, com até aproximadamente 6 anos de formado, uma vez que a formação é especialmente estruturada a este momento de sua carreira;

- Ter concluído uma graduação reconhecida pelo MEC em um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Não há restrição quanto ao curso de graduação - todos são bem-vindos;

- Ter nascido no Brasil ou ter concluído processo de naturalização;

- Querer gerar impacto social em escala no Brasil e acreditar que o setor público é um caminho fundamental para isso;

- Demonstrar valores éticos e comprometimento para enfrentar problemas complexos (clique aqui e confira o Código de Ética do Vetor Brasil);

- Ter disposição para se dedicar ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional;

- Valorizar a diversidade e o diálogo aberto.

Para mais detalhes, confira o Guia de Preparação do Processo Seletivo e o Comunicado Oficial sobre o Escopo de Atuação.

(Trilha 2) Destinada àqueles que desejam trabalhar no governo ou atuar no escopo do Programa Trainee de Gestão Pública. Para se inscrever, é preciso:

- Ter o desejo de atuar na gestão pública e/ou formulação de políticas públicas em qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo da Administração Direta ou Indireta de Estados, Distrito Federal ou Municípios, Ministério Público ou Tribunais de Contas, em áreas fim, como educação, saúde e segurança, mas também áreas meio, como planejamento e gestão nos 12 meses seguintes à sua contratação.

- Ter mais de 18 anos. Não há restrição quanto a idade máxima, mas recomendamos o programa para profissionais que estejam no início de suas carreiras, com até aproximadamente 5 anos de formado, uma vez que a formação é especialmente estruturada a este momento de sua carreira;

- Ter nascido no Brasil ou ter concluído processo de naturalização;

- Ter concluído uma graduação reconhecida pelo MEC em um curso de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Não há restrição quanto ao curso de graduação - todos são bem-vindos;

- Querer gerar impacto social em escala no Brasil e acreditar que o setor público é um caminho fundamental para isso;

- Demonstrar valores éticos e comprometimento para enfrentar problemas complexos (clique aqui e confira o Código de Ética do Vetor Brasil);

- Ter disposição para se dedicar ao seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional;

- Valorizar a diversidade e o diálogo aberto.

Para mais detalhes, confira o Guia de Preparação do Processo Seletivo e o Comunicado Oficial sobre o Escopo de Atuação.

500

Trainees com alocação nos governos

120

Órgãos atendidos

27

Unidades federativas atendidas com atuação de Trainees

Como funciona:

O Vetor Brasil é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que trabalha para somar às equipes dos governos e potencializar a gestão pública, sem qualquer pretensão de substituir o governo, sua atuação e autonomia.

Por isso, realizamos a atração e a pré-seleção de Trainees de Gestão Pública, mas são os governos que de fato selecionam quem fará parte de suas equipes. A pré seleção ocorre através de um processo seletivo, dividido em duas trilhas de seleção:

TRILHA 1

Destinada a jovens profissionais públicos em início de carreira, que possuem o escopo de sua atuação correspondente ao do Programa Trainee de Gestão Pública e que pretendem permanecer por pelo menos mais 12 (doze) meses em seu atual órgão de atuação, contados a partir da aprovação no processo seletivo.

Etapas do Processo Seletivo
  • Inscrição;
  • Testes Online e Pesquisa de Crenças e Valores;
  • Desafio de Gestão Pública;
  • Código de Ética e Entrevista por Competências;
  • Recomendação da gestora ou gestor atual;
  • Assinatura do termo de compromisso de Trainee.
TRILHA 2

Destinada aos jovens em início de carreira que não atuam no governo ou profissionais públicos em início de carreira que não possuem seu escopo de sua atuação corresponde ao do Programa Trainee de Gestão Pública e/ou não pretendem permanecer em seu atual órgão de atuação.

Etapas do Processo Seletivo
  • Inscrição;
  • Testes Online e Pesquisa de Crenças e Valores;
  • Vídeo de Apresentação Pessoal;
  • Desafio de Gestão Pública;
  • Código de Ética e Entrevista por Competências;
  • Preferências e pareamentos;
  • Assinatura do Termo de Compromisso de Trainee.

Na etapa de Preferências e pareamentos, participantes ficam disponíveis para possíveis recomendações, entrevistas e contratações pelos governos, que de fato têm a decisão final sobre a contratação.

Por que ser Trainee de Gestão Pública

Conectar-se com profissionais do setor público brasileiro e aprender com suas experiências e conhecimentos
Aprender na prática sobre o funcionamento interno dos órgãos responsáveis pelos nossos serviços públicos
Participar de uma trilha estruturada de desenvolvimento pessoal e profissional
Desafiar-se a trabalhar em ambientes dinâmicos e a solucionar problemas complexos do país
Fazer parte da criação e construção de projetos e que geram impacto positivo na vida de milhares de pessoas

Desenvolvimento pessoal e profissional

Entendemos que as pessoas pré-selecionadas pelo Vetor Brasil e contratadas pelos governos parceiros estarão, durante os 12 meses do programa, em constante processo de aprendizagem e crescimento, potencializando a entrega de resultados dos órgãos em que atuam. Para isso, criamos uma trilha de desenvolvimento personalizada para a experiência do Programa Trainee de Gestão Pública, que pode se destrinchar em diversas iniciativas, como:

Avaliações de desempenho e plano de desenvolvimento individual:

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que procura identificar e mensurar os comportamentos, relacionados a competências, que os trainees apresentam em um determinado período. Já o plano de desenvolvimento individual (PDI) é utilizado para traçar metas de curto, médio e longo prazo para melhorar comportamentos e competências prioritários, a partir da situação atual. O PDI pode ajudar tanto no desenvolvimento de novas competências, quanto no aperfeiçoamento de pontos fortes, usando um plano de ação estrategicamente pensado.

Formações presenciais e online:

Trainees de Gestão Pública passam por mais de 200 horas de formação, oferecidas online e presencialmente durante todo o programa. Os módulos online colaboram para desenvolver habilidades mais técnicas, nivelando e ampliando o repertório sobre questões essenciais ao setor público. Já os módulos presenciais têm como objetivo trabalhar na prática os valores do Vetor Brasil, aplicar os conhecimentos técnicos adquiridos nas formações online, desenvolver de competências do século XXI e promover a integração de Trainees de Gestão Pública.

Rede de profissionais de psicologia:

Acreditamos que as pessoas engajadas em potencializar o setor público precisam estar aptas a reconhecer suas capacidades, pontos de melhoria e vulnerabilidades. Sabemos que esse processo de autoconhecimento não é fácil, e muitas vezes os desafios do dia a dia no governo tornam essa tarefa ainda mais desafiadora. Pensando nisso, possibilitamos o acesso – com custo social – a uma rede de profissionais de psicologia que passaram por uma seleção e que atendem em todo território brasileiro, presencialmente ou online.

Depoimentos

Trainees de Gestão Pública contam um pouco da experiência de implementar projetos de impacto em diferentes estados do Brasil. Assista!

Vetor Brasil na mídia

8 ideias (que deveriam pautar o debate) para consertar o Brasil

Recrutamento no setor público começa a mudar

Com ajuda de ONG, governos aderem a seleção profissional para preencher cargos

Seja a mudança que você quer ver no governo!

Tem vontade de gerar impacto social em larga escala, disposição para aprender em ambientes repletos de desafios e resiliência para resolver problemas complexos?

Tire suas dúvidas sobre o Vetor Brasil e o Programa Trainee de Gestão Pública