Artigos

Vetor Brasil lança processo pioneiro de Mapeamento de Competências para Gestão Escolar

By 11 de abril de 2022 No Comments

O apoio a governos na área de educação é uma necessidade urgente quando pensamos no risco trazido pela pandemia de retrocesso dos índices de aprendizagem no país. Foi pensando nisso que o Vetor Brasil incluiu o eixo de educação como uma unidade de impacto estratégica e os primeiros passos rumo a uma melhoria no cenário da educação já foram iniciados. 

Ainda em 2021, firmamos uma parceria com o Instituto Unibanco e o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, para desenvolver uma ferramenta automatizada de Mapeamento de Competências para Gestão Escolar. Juntos, estamos desenvolvendo uma metodologia 100% online – baseada na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar que foi aprovada em 2021 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – para gerar um diagnóstico do desenvolvimento individual de competências de lideranças escolares.

Metodologia automatizada de aferição de competências

No ano passado, focamos na construção da metodologia automatizada de aferição de competências. Este processo foi dividido nas seguintes etapas:

  • Construção da Matriz de Competências: Tomando como referência a Base Nacional Comum de Competências do Diretor de Escola, aprovada pelo CNE, nós organizamos e priorizamos os principais temas abordados no documento, de forma a chegar em uma matriz sintética que pudesse servir de base para o processo de mapeamento de competências. 
  • Criação da linha de base de competências: A partir da Matriz de Competências elaborada, criamos um roteiro de entrevistas e uma régua de avaliação e avaliamos as competências de 49 gestores escolares, com o apoio de entrevistadoras especialistas.
  • Teste de ferramentas assíncronas Nesta etapa 49 gestores realizaram diferentes testes assíncronos:
  • Teste de lógica;
  • Teste de leitura e interpretação de texto;
  • Teste de fatores comportamentais;
  • Teste de conhecimentos técnicos e julgamento situacional;
  • Questionário de cultura.

Nesse momento, estamos consolidando os resultados dos testes e analisando sua efetividade de forma isolada e combinada, em comparação com a Entrevista por Competências. A partir desta análise, iremos ajustar os instrumentos utilizados e realizar um segundo teste no segundo trimestre de 2022 com cerca de 2 a 3 mil gestores de redes parceiras do Instituto Unibanco e Centro Lemann.

Leave a Reply