Campanhas e Projetos

Vetor Brasil lança projeto inovador de diversidade em parceria com a Microsoft

By 29 de dezembro de 2021 No Comments
Denise Silva, coordenadora do programa Formando Gestores pela Equidade Racial

Com o olhar voltado para a diversidade, equidade e inclusão como valores centrais de seus programas, o Vetor Brasil lança o projeto inédito FORMANDO GESTORES PELA EQUIDADE RACIAL, em parceria com a Microsoft. O objetivo é garantir que gestores públicos brancos e não-brancos tenham as competências necessárias para serem embaixadores da diversidade dentro do setor público. 

Denise Silva, coordenadora do programa no Vetor Brasil explica que a equidade racial é essencial para ter uma gestão pública mais efetiva e representativa, mas o caminho é longo. “A população negra representa aproximadamente 55% do país, mas não encontramos esta mesma representatividade quando olhamos para os cargos na administração pública”, pontua. “Segundo estudo do IPEA, os profissionais públicos negros em nível federal ainda representam apenas 27,3% daqueles atuando em cargos com ensino superior”, finaliza.

O programa vai ajudar a compor times com mais diversidade no governo

De acordo com Joice Toyota, diretora executiva do Vetor Brasil, o corpo de profissionais que compõem o serviço público é bastante diferente do que o Governo serve. “O programa vai nos ajudar a compor times com mais diversidade dentro do governo, e assim teremos políticas públicas mais aderentes às necessidades do país”, explica. 

Novos ares na gestão pública | Eu & | Valor Econômico
Joice Toyota, Diretora Executiva do Vetor Brasil

Para Joice, a parceria com a Microsoft teve início justamente pelo interesse em contribuir com o desenvolvimento social do Brasil, atuando em projetos em escala, que possam mexer o ponteiro na qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Nos aproximamos da Microsoft por ser uma das empresas parceiras do Vetor, já temos contato com eles há algum tempo”, conta. “Nossa conversa levou alguns meses, justamente para que criássemos um projeto que fizesse sentido para o Vetor, para o Brasil, assim como agregasse valor aos termos de interesse da Microsoft, para investimento social no desenvolvimento de talentos e equipes de alto desempenho no setor público”.

O projeto piloto, com início em 2022, formará 40 gestores. “Esta parceria é muito importante, pois está viabilizando a construção deste piloto do programa. É um projeto inovador, algo que ainda não foi feito no Brasil. A partir dele vamos criar a metodologia, entender onde podemos agregar valor, onde estão os desafios, para que possamos expandir o programa cada vez mais”, finaliza. 

Soluções inovadoras entre setor público, privado e terceiro setor

Alessandra Del Debbio, vice-presidente jurídica e de assuntos corporativos da Microsoft, afirma que quando adotaram a missão de empoderar cada pessoa e cada organização do planeta a conquistar mais, assumiram a pluralidade e olhar atento como um pilar fundamental da cultura baseada na mentalidade de crescimento. “Queremos promover a diversidade não só em nossa empresa como em nossos clientes e parceiros. Somos intencionais em nossas ações e essa parceria é um exemplo disso”, afirma.

Alessandra Del Debbio | AS/COA
Alessandra Del Debbio, Vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Microsoft

Alessandra acredita ser possível e desejável que a construção das soluções inovadoras seja feita em colaboração entre o setor público, setor privado e entidades do terceiro setor, como o Vetor Brasil.  ”Na Microsoft, implementamos, em 2012, nosso Comitê local de Diversidade e Inclusão. Hoje temos 4 pilares: Mulheres na Microsoft, Blacks at Microsoft, LGBTI+ e Acessibilidade”, explica. “Além desses, há também ações multigerações que promovem a inclusão de pessoas de diferentes idades e jovens talentos, permeando todos os grupos. Em todos os pilares são trabalhadas duas frentes: atração (recrutamento) e retenção (desenvolvimento e oportunidades de carreira)”, pontua.

Para ela, estamos vivendo em um momento de transformação digital acelerada, no qual a tecnologia desempenha um papel fundamental para construir soluções de serviços públicos mais eficientes, inclusivos, transparentes e responsáveis. “As empresas de tecnologia têm, nesse cenário, a oportunidade de aprender a partir das demandas do setor público para que possamos construir, em conjunto, estas soluções para a sociedade brasileira. Queremos compartilhar aprendizados e contribuir para acelerar a diversidade nesse setor”, enfatiza. 

Serviço:

Programa FORMANDO GESTORES PELA EQUIDADE RACIAL

Público-alvo: 40 gestores públicos (brancos e não-brancos) que estão gerindo profissionais pretos e pardos de programas do Vetor Brasil.

Local: Em todas as regiões do Brasil.

Formato do produto: 12 horas de formação 100% online que levará os participantes em uma jornada ativa e prática de aprendizagem.

Início em 2022

Leave a Reply