Transparência e suprapartidarismo em tudo o que fazemos

Acreditamos que só iremos alcançar as mudanças que queremos através da transparência e ética em todas as nossas atividades. O Vetor Brasil é uma organização suprapartidária com princípios e valores que orientam a atuação de pessoas e governos nessas mudanças.

Somos uma organização independente e suprapartidária que atua com inovação no desenvolvimento de pessoas no setor público. Trabalhamos auxiliando governos de todo o Brasil que queiram desenvolver talentos e formar times de alto desempenho para potencializar a gestão pública, seja no âmbito federal, estadual ou municipal. Pautamos nossa atuação na transparência e em nossos valores fundamentais: diversidade, equidade e inclusão; ética a todo momento; otimismo sem ingenuidade; e impacto com excelência. E é, por isso, que criamos esta página para mostrar como isso acontece na prática.

Relatório de Atividades

Anualmente publicamos nosso Relatório de Atividades, principal fonte sobre nossa atuação. Temos muito orgulho de compartilhar que estamos diante de importantes resultados e convidamos você a conferi-los nos documentos abaixo e conhecer mais o nosso trabalho. Esses resultados são fruto do trabalho de centenas de pessoas e agradecemos imensamente a todas que acreditam na nossa missão.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2019RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE 2018

Programa de Integridade

Ética é um dos valores do Vetor Brasil e um pilar indispensável para potencializar o setor público e fortalecer as instituições democráticas. Todas as nossas decisões e atitudes são pautadas pelo nosso valor de ética a todo momento, mesmo que isso implique em pegar o caminho mais longo para a solução de um problema.

Para isso, temos um Programa de Integridade, formado pelo nosso Código de Ética, Canal de Ouvidoria e pelo nosso Manual Anticorrupção, que direciona toda ação do Vetor Brasil, e que expressa as nossas expectativas em relação à nossa rede e a organizações, pessoas e governos que se relacionam conosco. Os materiais estão disponíveis abaixo – suas primeiras versões foram desenvolvidas em parceria com o escritório Vieira Rezende e posteriormente atualizadas em parceria com o escritório PGLaw.

CÓDIGO DE ÉTICAMANUAL ANTICORRUPÇÃO

(Atualizados em julho de 2018)

Prezamos pela pluralidade ideológica e partidária

Temos muito orgulho de já termos realizado parcerias com mais de 40 governos (estaduais e municipais) e 120 órgãos governamentais diferentes, de todos os estados do Brasil e de governos liderados por políticos de 18 partidos diferentes, sendo eles: Democratas (DEM), Movimento Democrático do Brasil (MDB), Partido Novo (NOVO), Partido Comunista do Brasil (PcdoB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Progressista (PP), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Social Democrático (PSD), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Liberal (PSL), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Verde (PV) e Partido Solidariedade (PS).

Em 2020, elaboramos um Guia de Comunicação para as eleições municipais com o objetivo de trazer clareza sobre nossas diretrizes de comunicação. O documento apresenta orientações específicas para: todo e qualquer candidato ou pessoa envolvida, direta ou indiretamente, em campanha eleitoral, que deseje citar o trabalho do Vetor Brasil; pessoas membras da Rede Vetor Brasil, sobre como utilizar o nome do Vetor Brasil, de seus programas e de sua logomarca; e diretoria e demais colaboradores do time interno do Vetor Brasil, sobre o posicionamento institucional da organização durante o período eleitoral.

GUIA DE COMUNICAÇÃO ELEITORAL - ATUALIZADO EM OUTUBRO 2020

Declarações financeiras

O Vetor Brasil está constantemente aprimorando suas práticas de gestão financeira Desde 2015, nosso primeiro ano de atuação, realizamos auditoria externa e publicamos estes relatórios de forma transparente em nosso site.

Relatório de Auditoria:

Estrutura e Governança do Vetor Brasil

Acreditamos que uma governança bem estruturada permite que o Vetor Brasil gere seu impacto de forma sustentável, contando com a contribuição de profissionais que são referências em suas áreas e locais de atuação.

Diretoria Executiva

Trata-se da única instância deliberativa do Vetor Brasil. É legalmente responsável pelas decisões estratégicas como as que envolvem a realização de parcerias com governos e outras organizações da sociedade civil, incluindo a utilização de recursos humanos, materiais e financeiros da organização.

Joice Toyota

Diretora Executiva e Cofundadora

Joice Toyota é cofundadora e Diretora Executiva do Vetor Brasil. Formada em Engenharia Elétrica pela USP, possui MBA e mestrado em Educação pela Universidade de Stanford. Durante a graduação, foi presidente da Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo. Trabalhou em consultoria estratégica por sete anos, em setores como serviços financeiros, agronegócios, aviação e educação pública (nos estados do Amazonas e de Goiás). Também já atuou como superintendente da Secretaria de Educação de Goiás e no Teach For America, nos Estados Unidos. Joice é Lemann Fellow, Education Pioneers Fellow, bolsista da Fundação Estudar e Person of the Year Fellow da Brazilian-American Chamber of Commerce.

Lara Barreto

Diretora de Parcerias

Formada em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Durante a graduação, foi voluntária na AIESEC e no Centro Acadêmico. Já trabalhou na Votorantim Siderurgia, na Junior Achievement Goiás e foi Trainee de Gestão Pública em 2015 no Governo do Estado de São Paulo e Gerente de Captação de Recursos na Secretaria de Planejamento do Estado de Goiás.

Tâmara Andrade

Diretora do Produtos

Tâmara Andrade é Diretora do Programa Trainee de Gestão Pública do Vetor Brasil. Mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), pós graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pela FIA/USP e formada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou em consultorias e multinacionais por 7 anos com projetos focados em gestão de pessoas e educação. Em consultorias, desenvolveu projetos de seleção por competências, educação corporativa, programas de coaching, mentoring e desenvolvimento de competências socioemocionais. Em multinacionais, foi responsável pelos programas de estágio, trainee e desenvolvimento de carreira. Implementou o programa de diversidade no Vetor Brasil, desenvolvendo iniciativas para recrutamento, seleção e desenvolvimento dos talentos. Tâmara é apoiadora do projeto de Combate ao Assédio Sexual no Trabalho do Governo do Estado de São Paulo e Fellow da Fundação Arymax.

Marco Camargo

Diretor de Operações

Marco é do Paraná, estudou engenharia na USP, e tem um Mestrado em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional na Harvard Kennedy School. Trabalhou na consultoria Bain and Company por 5 anos em projetos com setor privado e público, apoiando no desenho e implementação de estratégias para diferentes organizações. No setor público, neste período, atuou no desenvolvimento de um plano industrial para um país sul-americano ajudando a acompanhar estudos de viabilidade e a desenvolver políticas de fomento industrial. Marco foi Summer do Vetor Brasil e apoiou a Secretaria de Planejamento em Gestão do Ceará na implementação de um programa de Gestão Para Resultados nas Secretarias de Educação, Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura, e Recursos Hídricos. Em seu mestrado, adquiriu uma base para o desenho de políticas de desenvolvimento, estatística e avaliação de políticas públicas, economia avançada, além de cursos de liderança, gestão e comunicação. “Quero contribuir com o fortalecimento do setor público brasileiro e com projetos e políticas que gerem desenvolvimento institucional e social.
Conselho Fiscal

Eleito pela Diretoria Executiva, trata-se de órgão com previsão estatutária, responsável por aprovar ou reprovar suas contas anualmente, supervisionar a aplicação de recursos da organização e seus instrumentos de compliance.

Luana Tavares

Luana Tavares tem larga experiência em gestão de organizações da sociedade civil, mais especificamente em entidades especializadas em temas de apoio à qualificação da gestão pública. Com passagens pela Fundação Brava e atuando como Diretora Executiva do Centro de Liderança Pública (CLP), teve a oportunidade de acumular conhecimentos relevantes sobre o funcionamento deste ramo do terceiro setor na filantropia brasileira.

Valdir Simão

Valdir Simão foi dirigente público e servidor de carreira. Ingressou no funcionalismo federal como auditor da Receita e assumiu a presidência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em dois períodos, entre 2005-2007 e 2008-2010. Exerceu funções de destaque em diversos ministérios (Fazenda, Previdência Social e Turismo). Em 2011, foi secretário de Fazenda do Governo do Distrito Federal. Em 2015, assumiu como ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU) e, posteriormente, como titular do Planejamento até maio de 2016.

Zeina Latif

Zeina Latif é uma acadêmica das ciências econômicas com trajetória de sucesso no mercado. Mestre e doutora em Economia pela Universidade de São Paulo, foi professora e pesquisadora antes de assumir posições de liderança em diversas instituições financeiras. Reconhecida por seus pares, Zeina é participante ativa do debate público nacional, contribuindo para jornais, revistas e programas de TV com opiniões sobre os principais temas macroeconômicos.
Conselho Estratégico

Também eleito pela Diretoria Executiva, trata-se do órgão consultivo, sem previsão estatutária, responsável por contribuir para a tomada de decisões relevantes para a operação do Vetor Brasil.

Comitê de Comunicação

Órgão consultivo, sem previsão estatutária, responsável por realizar consultas sobre estratégias de comunicação e posicionamento institucional do Vetor Brasil. 

Vetor Brasil anuncia nova composição do Conselho Fiscal para o ciclo 2019-2022Estatuto social do Vetor Brasil - Atualizado em agosto de 2020Termo de Posse do Conselho Fiscal

Apoiadores Institucionais

Para viabilizar nossa atuação, recebemos apoio financeiro de organizações do Terceiro Setor (nacionais e internacionais), empresas e pessoas físicas interessadas em contribuir com a melhoria da gestão pública brasileira a partir da formação de lideranças para o país. Nossas doações podem ser institucionais (isto é, destinadas a assegurar o funcionamento do Vetor Brasil como um todo) ou destinadas à execução de projetos específicos.

Diretrizes do nosso financiamento:
  • A captação de recursos do Vetor Brasil busca diversificar a fonte de receita de modo a manter nossa independência e sustentabilidade de longo prazo;
  • Os nomes dos doadores Pessoa Jurídica são divulgados no nosso relatório de atividades anualmente;
  • Um único doador não pode ser responsável por doar mais do que 25% das receitas institucionais do Vetor Brasil;
  • Todas as doações de pessoas jurídicas são precedidas de formalização contratual que assinale o compromisso das partes com a independência operacional do Vetor Brasil.
Doadores institucionais do Vetor Brasil (atualizado em novembro de 2020):

Doações institucionais recebidas no ano fiscal de 2019
  • Organizações do terceiro setor: R$ 4.645.653,47 (90%) 
  • Empresas: R$ 150.000,00 (3%)
  • Pessoas físicas: R$ 391.999,64 (7%)

Selo ONG Transparente

O Instituto Doar, entidade responsável pelo Prêmio Melhores ONGs e o Selo ONG Transparente, auditou o Vetor Brasil quanto a boas práticas em matéria de transparência na web. 

As organizações da sociedade civil que recebem o selo são submetidas a uma avaliação criteriosa sobre a facilidade do acesso público a dados importantes das instituições em seus sites, como demonstrações contábeis e relatórios de atividades. 

Em 2019, o Vetor Brasil recebeu o Selo ONG Transparente por demonstrar cumprir com todas as melhores práticas de transparência esperadas de organizações da sociedade civil.

Buscamos sempre melhorar

Estamos sempre atentos a aperfeiçoar nossas práticas de transparência e governança. Caso deseje solicitar alguma informação que não esteja disponível em nosso site, ou deseje relatar potencial conflito com relação às nossas atividades e programas, você pode enviar um e-mail para [email protected]